8 de dezembro de 2011

LOCOMOTIVAS A VAPOR DO SUL E SUESTE


A primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, realizou-se a 28 de Outubro de 1856. Nesse tempo não havia estradas, nem bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta, seriam, no mínimo, trinta e quatro horas.
De então para cá, a evolução do caminho de ferro em Portugal, uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País.
Pouco a pouco as linhas foram-se estendendo até que, ao final do século XIX, o país contava com uma malha ferroviária de 2070 km.

A primeira locomotiva a vapor em Portugal propriedade dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste - CFS, de seu nome D. Luiz.
Foi fabricada em 1855, em Manchester, nas oficinas Beyer Peacock & Cª. Ltd, por encomenda de uma empresa de capitais ingleses, designada por Companhia do Sueste de Portugal (Southeastern Railway of Portugal), que à época estava a construir as linhas Vendas Novas – Casa Branca – Évora/Beja.

Esta foi a locomotiva que integrou o comboio, que no dia 28 de Outubro de 1856, foi inaugurado o primeiro serviço público de Caminhos de Ferro em Portugal, a Linha de Leste ligando, neste dia, Lisboa ao Carregado na distância de 36,454 km. Foi composto por catorze carruagens e duas locomotivas, indo na carruagem do centro a família real e na primeira a guarda real dos archeiros.
Locomotiva a vapor número 1, Dom Luiz, de duas rodas motoras e de sete pés de diâmetro.
É a máquina nº1, mas antiga os Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, cuja sigla era "C.F.S.". 
Foi fabricada em 1862, pela casa britânica Beyer & Peacock, por encomenda de uma empresa de capitais ingleses, designada por Companhia do Sueste de Portugal (Southeastern Railway of Portugal), que à época estava a construir as linhas Vendas Novas - Casa Branca - Évora/Beja 
Esta locomotiva (D. Luiz) é, sem sombra de dúvida, uma das mais preciosas peças de arqueologia industrial existentes no País.




Locomotiva a Vapor – série 0186

Locomotiva CP 0186 fabricada em 1924 por Henschel & Sohn 
para os Caminhos de Ferro do Estado – Divisão Sul e Sueste.


Locomotiva a Vapor – série 560

Locomotiva a Vapor – série 701 a 719

Locomotiva a Vapor – série 831 a 836

Locomotiva a Vapor – série 851 a 872

TEXTO DE: Fernando Martins
FOTOS DE: Fernando Martins e (Restos de Colecção)

Sem comentários:

Enviar um comentário