19 de dezembro de 2011

OS BARCOS DE PASSAGEIROS DA CP

ÉVORA

1931-Foi a primeira unidade fluvial portuguesa movimentada por um motor diesel, adquirida pela CP à empresa Fried Krupf A G. Germaniawert, em 1931, para o serviço Lisboa – Barreiro. Veio proporcionar maior rapidez à viagem e por isso mais conforto aos passageiros. Considerado o melhor barco da sua época, serviu mais de 40 anos o tráfego do Tejo, sendo retirado de serviço em finais de 1975.








ALGARVE

1960 - Adjudicados aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o fornecimento de 2 barcos para o serviço fluvial Lisboa – Barreiro



(Ainda com as suas cores de origem)

ESTREMADURA

O Estremadura infelizmente teve um fim triste foi abatido e desmantelado para a sucata em (Alhos Vedros)

(Com as suas cores de origem)




(No sucateiro de Alhos Vdros)


MINHO E O TRÁS–OS–MONTES

1968 – Adjudicado aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o fornecimento de 2 barcos para o serviço fluvial Lisboa – Barreiro.


BARCOS LAGOS E ALENTEJO

1970 - Adjudicado aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o fornecimento de 2 barcos para o serviço fluvial Lisboa - Barreiro



TUNES

Em 1978 adjudicado o fornecimento de 2 barcos para o serviço fluvial Lisboa, aos estaleiros navais de São Jacinto, Aveiro e entregues à CP – Companhia Portuguesa dos Caminhos de Ferro – Sector Marítimo, Lisboa, e destinados à travessia do Tejo: - Lisboa-Barreiro. 
Pela primeira vez, esta empresa constrói uma unidade para passageiros que faz parte de uma série de dois, encomendados pela CP. Pelas suas características, fácil é aquilatar-se da alta técnica e funcionalidade posta nestes navios.
O custo dos dois "ferry-boats" é da ordem dos 140.000 contos. 

Imobilizou devido à entrada ao serviço dos novos transbordadores tipo "catamaram"; em 2005.



Vendido a interesses Angolanos foi ducado no Estaleiro Naval da Rocha para fabricos e modernização, tendo sido rebaptizado de KWANZA TOURS II e passou a arvorar bandeira da Republica do Panamá; 2006 EXPRESSO DOS BIJAGÓS, Sassy S. Maria, Bissau, ficando a operar no trajecto Bissau – Bubaque.

PINHAL NOVO

Construído também em 1978, propositadamente para navegar nas águas do rio Tejo, transportando passageiros entre as margens, como complemento da rede ferroviária existente, o navio pertenceu sempre ao mesmo armador até 2006, CP – Companhia Portuguesa dos Caminhos de Ferro – Sector Marítimo.



Em 2006 foi imobilizou devido à entrada ao serviço dos novos transportadores tipo "catamaram"; 2006.
Vendido à Companhia de Cruzeiros Fluviais. Lda., Lisboa, que o reconverteu no Estaleiro Naval da Rocha em navio de cruzeiros fluviais para o estuário do Tejo, rebaptizando-o de OPERA e alterando a sua capacidade de passageiros para 340 em navegação e 500 quando atracado; 09/2011 continua em serviço activo.


TEXTO E FOTOS DE: Fernando Martins e SHIPS & THE SEA
BLOGUE dos NAVIOS e do MAR (Luís Miguel Correia)

1 comentário:

  1. Caros senhores. Seria possivel se a SOFLUSA ou mesmo a CP atraves de algum arquivo historico que possuam, terem acesso aos desenhos das 3 vistas destes barcos, especialmente o lagos ou outro similar, EU estou a pensar elaborar um modelo em scratch e com esses desenhos seria uma enorme ajuda , especialmente para converter numa escala o mais correcto e fiel possivel. Agradecia uma resposta o mais breve possivel e um muitissimo obrigado a todos.
    Deixo convosco o meu e-mail para alguma informacao adicional, e uma resposta vossa a minha questao. Antonio Cruz
    E-mail: tonymurdockster@gmail.com

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