18 de dezembro de 2011

FERROVIÁRIOS, PASSADO E PRESENTE

Não podia deixar de falar do factor humano, no seio da família ferroviária.
Estes, os ferroviários a quem o tempo ajudou a companhia dos caminhos de ferro até aos dias de hoje a ter a dimensão que tem, talvez mesmo a maior empresa pública nacional.
Os tempos são outros, as vontades também.
O mundo encontrasse constantemente em movimento, e as empresas que descenderam da companhia inicial também, apresentam-se grandes desafios futuros, tornasse quase difícil manter o enorme património que a antiga companhia conseguiu adquirir com o passar dos tempos.
Actualmente, a mobilidade das pessoas e mercadorias assim obriga, os outros tempos, ficam na lembrança, em que o comboio era rei e senhor.
Hoje, o comboio, tem diversos concorrentes de peso, e tornam cada vez mais competitivos.
O comboio não consegue ir a todo lado, simplesmente a visão futura concentra-se nos núcleos de maior populacionais, e entre as maiores cidades, além do serviço de mercadorias.
Os ferroviários tiveram o seu papel importante, desde o tempo da companhia real dos caminhos de ferro até hoje.
Desde a construção de carruagens, material circulante, a produção de bilhetes, construção de via férrea, pessoal de condução, de estação e de manutenção, todos tiveram o seu papel, para hoje a companhia continuar a sobreviver e prestar o melhor serviço possível ao cliente, perante a situação em que actualmente o nosso país se encontra.
Assim sendo, não podia deixar de mencionar esta família ferroviária que tanto contribuiu, por vezes até com a própria vida, a todos eles que já foram e aos que por cá andam.



















































António M.

2 comentários:

  1. Fernando Martins

    Sou Manuel Evangelista, antigo revisor em Lisboa e Entroncamento, depois inspector chefe de revisão em Rossio, agora reformado, estou a tentar auto-publicar um livro de histórias ferroviárias; há muito que procuro uma foto para a capa, quiça uma ou outra para ilustrar alguma história. Ao encontar o vosso blog fiquei maravilhado, com o manancial de belas e históricas fotografias. Por isso sou a pedir autorização para possível utilização, caso seja o autor, ou usufrua esses direitos, ou, se for caso disso me indique o contacto de Carlos Borralho.

    Desde já agradeço uma resposta.

    Voltarei a contactá-lo até para lhe oferecer possível exemplar...

    com os melhores cumprimentos

    Manuel Evangelista

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa,

    com tudo isro até me esqueci de deixar o meu contacto: cpm_evangelista@hotmail.com

    ResponderEliminar