17 de novembro de 2011

A FUNDIÇÃO DO LAVRADIO

O fecho da Fundição das Oficinas de Lisboa-P deu margem à construção de uma nova e bem equipada Fundição no Lavradio, ligada às Oficinas do Barreiro com as quais ficaram constituindo o 3º Grupo Oficinal do Barreiro.
Foi o engº Paulo Hormigo Vicente quem acompanhou a sua construção e a transferência de todo o equipamento de uma fundição para a outra e bem como o seu arranque.

O pessoal transferido de Santa Apolónia era altamente qualificado, desde os dirigentes aos operários, especialmente os moldadores e os carpinteiros de moldes e a casa de moldes era verdadeiramente apreciável.

Como confirmação dessa alta aptidão técnica do pessoal e qualificação, foi a fundição de algumas peças bastante complicadas como, por exemplo, os blocos de cilindros de alta e baixa pressão de certas locomotivas a vapor, e a fundição dos colectores de escape dos motores das locomotivas Diesel-Eléctricas Alço.

Hoje lamentavelmente esta fundição já não existe, tendo-se recorrido a privados para a execução de determinadas peças, assim como também não foram guardados muitos dos moldes existentes.












TEXTO RETIRADO DO LIVRO, PARA A HISTÓRIA DO CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL (AUTORIA DE FRANCISCO DE ALMEIDA E AUGUSTO CERVEIRA 5º VOLUME).
FOTOS DE: Cedidas gentilmente por um particular.

9 comentários:

  1. Tudo bem, mas esqueceu-se de dizer onde arranjou as fotos ? qual a fonte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Quanto ás fotos foram cedidas por um particular que gentilmente me autorizou a colocá-las nesta página, daí não ter feito essa referência.

      Eliminar
  2. Mas se poder dar uma ajuda era bom!
    http://patrimoniobarreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Cresci, a brincar às portas desta fundição. Saudades!!!

    ResponderEliminar
  4. Nem imagina as voltas que tenho dado para encontrar fotos da antiga "escavadeira". Muito obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Nem imagina as voltas que tenho dado para encontrar fotos da antiga "escavadeira". Muito obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  6. https://associacaobarreiropatrimonio.wordpress.com/2014/11/22/51/

    ResponderEliminar
  7. Imensamente grato por ter colocado belas fotografias das oficinas da "escavadeira". Reavivou memórias de muita gente.
    Excelente trabalho, o seu. Chega mais fundo do que provavelmente pensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, como ferroviário desejo que possa ajudar a reviver um passado que marcou muita gente.

      Eliminar