26 de dezembro de 2011

AS CARRUAGENS E SALÕES

Construção da Carruagem Budd – “Flecha de Prata” 

Em 1940, são feitos os primeiros comboios com carruagens Budd - “Flecha de Prata” de fabrico nacional, em aço inoxidável, nas oficinas da CP no Barreiro. Estas carruagens de 2ª Classe (da série 39-20 001 a 007), foram feitas sob licença de "The Budd Company" Filadélfia, E.U.A..
Carruagem Budd. Tipo A3Syf, dotada de 3 compartimentos com corredor lateral e salão de corredor central, ambos de 1ª classe. Introduzidas em 1940/41, baptizaram um novo serviço rápido, o Flecha de Prata (Lisboa-Porto). Aptas na origem a 120 km/h, salvo erro foram actualizadas para 140 km/h, mais tarde.
Foram também construídas em 1962 22 carruagens de 1ª Classe , tinham corredor de serviço, e 9 luxuosos compartimentos. Estas carruagens eram semelhantes ás modernas francesas, que faziam o serviço do Sud-Express.
Estas carruagens alem de fazerem os Expressos de Lisboa – Porto, com locomotivas a vapor, fizeram serviços de Suburbanos (Barreiro - Setúbal) e de Regional (R) no Alentejo. 
Terminaram a sua carreira com o virar do milénio, afectas ao Barreiro, servindo nas linhas do Sul.














Salão D.Maria Pia, construído em 1858.
Carruagem do Comboio Real exposta na Secção Museológica de Santarém






Salão do Príncipe, construído em 1877.
Carruagem do Comboio Real exposta na Secção Museológica de Santarém.









































TEXTO DE:(Restos de Colecção)
FOTOS DE:(Restos de Colecção) e Carlos Boralho

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