17 de dezembro de 2011

CAMINHO DE FERRO O E POVO

No princípio da sua construção, o caminho de ferro em Portugal, impôs-se quase por força, tendo como inimigos a igreja, e muitos empresários que exploravam o transporte por via fluvial, diligências terrestres e muitos senhores de herdades.
O comboio pouco a pouco, conseguiu derrubar barreiras sociais e politicas, visto que na Europa o caminho de ferro já tinha há muito conseguido a confiança das populações e a nível comercial, as mercadorias chegavam a destino mais depressa e mais barato.
Em Portugal, um país pequeno, aonde ainda morava o analfabetismo, o medo da igreja, ignorância de um povo rural e arrogância dos governos, o caminho de ferro ao principio já tinha quase a sua sentença de morte.
Com o andar dos anos, todos aqueles que o criticavam, passou a ser o ponto de oportunidades para muitos, tanto a nível de serviço de passageiros que rompia fronteiras  e que permitia a mobilidade dos cidadãos, mas principalmente de mercadorias, aonde o que abundava numas determinadas regiões aproximou aonde escasseava, enfim outros tempos, outras vontades.
O que se segue são alguns momentos, aonde o povo abraçou a chegada do caminho de ferro a vários locais e que era sempre motivo de festa e euforia.
Actualmente, o comboio tem perdido bastante terreno por vários motivos, os quais nós, o povo, somos os principais culpados, é preciso que quem tem poder, tenha vontade de mudar e arrancar com o desenvolvimento económico de um  país, como Portugal









Fotos: De Vários Autores Desconhecidos

Sem comentários:

Enviar um comentário