17 de novembro de 2012

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1900: (Alsthom)


As séries 1901/1913 e 1931/1947 referem-se a um tipo de locomotivas de tracção diesel-eléctrica, ao serviço da operadora Comboios de Portugal.

A empresa dos Caminhos de Ferro Portugueses adquiriu as 13 locomotivas desta série em 1979, exclusivamente para rebocar as composições de transporte de Óleo combustível desde a Refinaria de Sines até à Central termoeléctrica do Carregado; com a sua grande potência e freio reostático, acreditava-se que poderiam ter mais facilidade a traccionar as pesadas composições de mercadorias no Ramal de Sines, que apresentava um duro perfil longitudinal.  Uma vez que se planeava a utilização de comboios-bloco nestes serviços, as locomotivas foram, desde o princípio, equipadas com engates automáticos de garra, do tipo americano.

Em 1994, data em que se encontravam quase terminadas as obras de electrificação do Ramal do Pego, previa-se que estas locomotivas deixariam de assegurar a tracção, em sistema de unidade múltipla, das composições de carvão entre o Porto de Sines e a Central termoeléctrica do Pego, sendo substituídas pelas locomotivas da Série 5600.

Esta série é composta por 13 locomotivas, que podem alcançar uma velocidade máxima de 100 quilómetros por hora. Podem circular em unidade dupla. Além de vários serviços de mercadorias, também rebocaram comboios de passageiros, como o serviço Sotavento, aonde substituíram, a partir de 1983, as locomotivas da Série 1800.
Passaram a efectuar o serviço de Intercidades entre os eixos de Barreiro Évora e Beja na Linha do Sul.



FOTOS DE: Fernando Martins, Carlos Borralho 
(e outros autores identificados nas fotos)
http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1900/Barreiro/pix.html
http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1930/1931-1934/pix.html
http://www.flickr.com/people/69838920@N04/relationship/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário