12 de novembro de 2012

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1500: (Alco 1501/1512)

A Série 1501/1512 define um tipo de locomotiva que esteve ao serviço da companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, e da sua sucessora, Comboios de Portugal, tendo algumas unidades sido vendidas às operadoras de construção NEOPUL, FERROVIAS, FERGRUPO e SOMAFEL.
Devido à escassez de carvão sentida após o final da Segunda Guerra Mundial, a companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses não conseguia assegurar todos os serviços com a sua frota de locomotivas a vapor; para fazer face a este problema, o governo português activou o Plano de Reequipamento, cujo propósito era, com o auxílio dos fundos recebidos no âmbito do Plano Marshall, um programa de apoio aos países europeus atingidos por aquele conflito, adquirir material circulante motor, cujo combustível fosse o gasóleo. Devido ao facto da indústria nesta região não deter, naquela altura, capacidade para o fabrico de locomotivas a tracção a gasóleo, o governo português encomendou várias locomotivas de linha à companhia americana American Locomotive Company mais conhecida pela sigla ALCO; entraram ao serviço em 1948. 

Em finais de 2000, apenas se encontravam ao serviço as locomotivas com as numerações 1501, 1505, 1510, tendo a 1502 sido vendida à empresa Ferrovias, a 1507 à FERGRUPO, e a 1511 à SOMAFEL; as unidades restantes foram abatidas ao serviço e parqueadas junto às instalações do Grupo Oficinal do Barreiro, para fornecer peças às suas congéneres ainda em circulação. As unidades 1501 e 1510 estavam disponíveis para rebocar composições especiais, Regionais e Inter-regionais, a primeira unidade foi, posteriormente, decorada no Barreiro com o seu padrão de pintura original, verde e pérola, e exposta no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.


FOTOS: Fernando Martins, Carlos Borralho e David Neves
TEXTO DE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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