17 de novembro de 2012

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1800: (English Electric )


Totalmente construídas nas instalações da companhia Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas. A série 1800, diesel eléctricas de 2700HP, que esteve ao serviço da antiga operadora Caminhos de Ferro Portugueses e da sua sucessora, a empresa Comboios de Portugal, foram as únicas locomotivas da CP aptas a circular a 140km/h, foram construídas pela English Electric Company na fábrica Vulcan em Inglaterra em 1968.

Estavam aptas a circular em múltipla, duas unidades. O esforço de tracção era de 26000kg para um peso de 110Ton.
Circularam durante os primeiros 10 anos na linha da B. Alta. Foram depois para a zona sul do pais, para o depósito do Barreiro, onde fizeram os principais comboios Rápidos para o Algarve e alguns mercadorias mais pesados, como o transporte de minério de ferro das minas de Aljustrel para o Barreiro. Rebocaram também quando necessário suburbanos da linha P. Sado - Setubal-Barreiro.

Com a divisão da CP em vários sectores, nos últimos anos de vida andaram apenas a rebocar comboios de mercadorias.

Em 2001 previa-se a desactivação das locomotivas desta série, iniciando-se com as que apresentavam avarias cujo custo de reparação fosse demasiado elevado; nesta altura, encontravam-se todas ao serviço, excepto a 1801, que foi preservada, com o esquema de cores original, no Museu Nacional Ferroviário e a 1807.























FOTOS DE: Fernando Martins, Carlos Borralho 
(e outros autores identificados nas fotos)
TEXTO DE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário