10 de novembro de 2012

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1400: ( English Electric )

A Série 1400, igualmente conhecidas como English Electric, é um tipo de locomotiva a tracção diesel-eléctrica, ao serviço da operadora Caminhos de Ferro Portugueses, e das suas sucessoras, CP Carga e Comboios de Portugal. 

Esta é a mais numerosa série de locomotivas diesel-eléctricas da companhia dos Comboios de Portugal, com 67 unidades; as primeiras 10 foram construídas na fábrica English Electric no Reino Unido, tendo sido as restantes montadas nas instalações da Amadora da companhia Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas. Foram afectas às oficinas de Contumil, junto à cidade do Porto. 

Este enorme investimento, à data, para modernizar a capacidade de resposta da operadora Caminhos de Ferro Portugueses, foi essencialmente destinado, na rede de via larga, a acabar com a tracção a vapor, ficando este a partir da Década de 1970, confinado à rede de via métrica. Em 1989, encontravam-se a efectuar o serviço Expresso Estremadura, entre Lisboa e Badajoz. 

Em 2001, a continuidade desta série ao serviço estava assegurada, sendo apenas abatidas as unidades cujo custo de reparação de avarias ou acidentes fosse muito elevadas; previa-se que as locomotivas número 1424 e 1453 fossem integradas no espólio do Museu Nacional Ferroviário, tendo esta última sido decorada com o esquema de cores original, azul e branco. Neste ano, algumas das locomotivas encontravam-se a rebocar as composições dos serviços Regional, como o entre Portalegre e Entroncamento, e InterRegional. 

A mais idosa série ainda hoje ao serviço, tornou-se num dos ícones ferroviários em Portugal, tendo sido os seus serviços ao longo dos anos indiferenciado, e em toda a rede. Devido ao seu elevado número, e diversidade de condições em que operam, foram, no entanto, as unidades que sofreram mais acidentes. 

Com a recente extinção no serviço de manobras das Sentinel (Série 1150), algumas destas locomotivas foram afectas a este serviço. Também muitas integraram o pacote de vendas de material circulante usado da operadora Comboios de Portugal a companhias ferroviárias na Argentina.



FOTOS: Fernando Martins e Carlos Borralho
TEXTO DE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário