12 de novembro de 2012

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1500: (Alco 1521/1525)

A Série 1521/1525 refere-se a uma família de locomotivas, que esteve ao serviço da companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, tendo uma unidade sido vendida à empresa de engenharia ferroviária Somafel. 
A encomenda destas locomotivas foi, junto com outras séries, efectuada no âmbito do Plano de Reequipamento; o propósito desta iniciativa, organizada pelo Estado Português, era utilizar parte dos fundos do Plano Marshall destinados ao país, para adquirir locomotivas a tracção a gasóleo com vista a substituir o parque de material motor da operadora Caminhos de Ferro Portugueses, que, por ser, naquela altura, maioritariamente constituído por locomotivas a vapor, se encontrava com dificuldades devido à escassez de carvão, resultante da Segunda Guerra Mundial. Esta série iniciou os seus serviços em território nacional em 1951.
Em 1992, encontravam-se a rebocar serviços suburbanos entre o Barreiro e Praias do Sado.
Em 27 de Novembro de 1999, a locomotiva número 1525 participou, com um antigo esquema de cores verde e branco da companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, numa composição especial até Sines. 
No final de 2000, já só restavam ao serviço as unidades 1524 e 1525; em 1 de Janeiro de 2001, foram totalmente abatidas ao serviço pela operadora Comboios de Portugal, no âmbito de um plano de redução de custos daquela empresa, que se debruçou sobre as locomotivas mais antigas, ou menos idóneas para as condições de exploração.

FOTOS: Fernando Martins, Carlos Borralho e outros que desconheço o nome.
TEXTO DE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário