8 de janeiro de 2012

BILHÉTICA DOS C.F.P.

Como os Caminhos de Ferro não foi nem são só comboios, a parte comercial também tem o seu papel importante. Na história dos Caminhos de Ferro Portugueses ao longo dos tempos, o desaparecimento total nas linhas portuguesas, de um tipo de bilhete que durante mais de um século acompanhou e fez parte integrante da história da CP: - O Edmondson.
Inventado por Thomas Edmondson, (1792-1851), chefe de estação em Lancaster , Inglaterra, com uma espessura de aproximadamente um milímetro e com as dimensões de 30 X 57 mm, este tipo de bilhete, foi usado pela generalidade das companhias ferroviárias, e é sem dúvida um dos mais procurados por coleccionadores desta temática.
Portugal deverá ser dos poucos países, senão o único, onde a transportadora nacional de ferrovia, continua a emitir este tipo de bilhete, cabendo-lhe fechar um ciclo de mais de 150 anos.
Portugal têm ainda o privilégio de ser o único país da zona do euro, a emitir "Edmondsons" tarifados em €.

Os "Edmondson" e as máquinas que os imprimiram 


Bilhetes tipo Edmondson – CP 
Máquinas onde foram impressos






A propósito da inauguração da nova Fábrica de Bilhetes, escrevia-se num Boletim da CP de 1962: 

" A máquina mais antiga ainda hoje em uso, data de 1891. É uma "Ravasse" francesa, de imprimir bilhetes de cartão, adquirida por 375$05. Outras há, de 1892, de 1902 e de 1926. 
A produção anual da Fábrica é de 45 milhões de bilhetes – 33 milhões de bilhetes de cartão e 12 milhões de papel – e tem vindo subir gradativamente de ano para ano. E, se tão elevada produção não tem crescido mais, isso deve-se ao poderoso auxílio prestado pelas máquinas impressoras de bilhetes (AEG e Ormegraph), actualmente instaladas nas bilheteiras das estações - máquinas essas que somente o seu elevado custo tem obstado a uma mais larga difusão e aplicação."

Bilhetes com Banda Magnética 

Constituindo uma novidade nos Caminhos de Ferro Portugueses, os bilhetes de banda magnética, são há muito utilizados por outras companhias ferroviárias por esse mundo fora. Válidos para 3, 5, e 7 dias, 10 viagens ou servindo de assinatura mensal têm o formato do cartão de crédito e são também por esse facto um motivo de interesse para os coleccionadores. Foram introduzidos em 1999, na Região da Grande Lisboa, destinados ao serviço suburbano. Infelizmente, até ao momento, só foram emitidos com duas imagens diferentes, que se podem ver nos exemplares abaixo reproduzidos.





VÁRIOS TIPOS DE BILHETES DE C.F.





TEXTO E FOTOS DE: Bilhetes & Horários e Carlos Borralho
http://www.bilhetes.no.sapo.pt/index.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário