28 de janeiro de 2012

G.D. FERROVIÁRIOS DO BARREIRO

A 19 de Abril de 1930, por iniciativa do Eng.º D. Francisco de Almeida de Mendia, foi fundado o Grupo Desportivo das Oficinas Gerais do Barreiro, hoje Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro. Iniciou-se, então um longo caminho. Um caminho percorrido por muitos, ao serviço do desporto, da cultura, dos Ferroviários e da população barreirense em geral.
O "Ferroviários" procurou sempre adaptar-se às transformações do meio que o envolve.
Embora sendo um clube de empresa, o "Ferroviários" está perfeitamente integrado no movimento associativo do Concelho do Barreiro e é, sem dúvida alguma, uma colectividade de prestígio e com um riquíssimo historial.

Após a sua fundação, rapidamente o "Ferroviários" alcança lugar de destaque no desporto ferroviário. É com o futebol que se inicia a actividade desportiva. Mais tarde, em 1934, a introdução do remo veio aumentar o envolvimento do "Ferroviários" no panorama do desporto regional e nacional. Os inúmeros troféus conquistados ao longo dos anos nas diversas modalidades são uma prova real do destaque alcançado pelo nosso Clube.
O primeiro troféu instituído pela CP, na época de 1930/31, foi conquistado pelo "Ferroviários" em futebol; os vários campeonatos nacionais e regionais conquistados na modalidade de remo em vários escalões etários; os campeonatos regionais de atletismo, xadrez, pesca, e lançamento do martelo, no âmbito das actividades INATEL, outrora FNAT. No basquetebol, o "Ferroviários" sagrou-se por duas vezes vice campeão nacional. Todos estes títulos são o orgulho de todos os atletas e dirigentes que ao longo dos anos passaram pelo Clube.
Mas, o ano de 1952 foi, sem dúvida, o de maior destaque de todo o nosso percurso desportivo. Foi nesse ano que uma equipa de remo, em yolle de 8, representou Portugal nas regatas do Criterium Europeu disputadas em Cannes França, classificando-se na 4ª posição.
Um Boletim da CP, publicado nesse ano, destaca da seguinte forma esta histórica prestação.
"Como é do conhecimento geral, a equipa de Yolle de 8 sénior do Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro, que conta já apreciáveis vitórias no Remo Nacional, foi este ano escolhida, depois de ganhar as provas dos Campeonatos Regionais, Nacionais e de Selecção, para representar Portugal no Campeonato «Criterium Europeu», que se realizou em Cannes, França, no dia 29 de Junho findo. A tripulação era constituída pelos operários das Oficinas Gerais do Barreiro: Manuel Borges Baba, Domingos Carvalho Serrano, José Vitória Duarte, Carlos da Costa Baptista, Joaquim Barbosa, Rogério Nunes Marinho, José da Costa Damião, José Maria de Sousa Parreira, Amadeu da Costa Bagulho, e Armando Marinho, timoneiro."
Destaca-se ainda, o facto de os barcos utilizados nas regatas, dois Yolles de 4 e 8 remadores, terem sido inteiramente projectados e construídos nas Oficinas Gerais do Barreiro.







TEXTO RETIRADO DA Pág. do: (G. D. F. B.)
FOTOS DE CARLOS HENRIQUES 
remo.hitoria.blogspot.com 
http://www.gdfbarreiro.org

2 comentários:

  1. Olá bom dia,

    As duas últimas são propriedades minhas do remo.hitoria.blogspot.com obrigado,

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a sua informação.
    Feita a rectificação das mesmas.
    Obrigado

    ResponderEliminar