16 de fevereiro de 2012

LOCOTRACTOR DIESEL CP SÉRIE 1150: (Sentinel)

A série 1150, conhecida igualmente por Sentinel, é um tipo de locotractora que é utilizada em Portugal.
Os locotractores Sentinel entraram ao serviço em finais dos anos 60 (1966/67), essencialmente para prestar serviços auxiliares e de manobras.
Tinham 250cv de potência nas rodas, tara de 42T e velocidade máxima de 35Km/h em regime P.V. e 58km/h em regime G.V.
A CP encomendou estes locotractores para acabar com a tracção a vapor que subsistia em vários pontos do país em manobras. Adquiriu assim trinta e seis locotractores construídos pela Sorefame sob licença Sentinel, adaptados perfeitamente ao serviço de manobras. Pequenos, com boa visibilidade, uma óptima capacidade para efectuar manobras de composições pesadas, rapidamente os Sentinel se espalharam pela rede de via larga.
Fruto da sua capacidade de atingir os 58 km/h em regime de linha, a estes locotractores se confiaram algumas tarefas mais exóticas como a tracção de pequenos comboios de passageiros nos ramais do Seixal e Montijo, por exemplo.
Com o progressivo, e depois definitivo, fim dos serviços de linha, estes locotractores foram dedicados por inteiro ao serviço de manobras, sendo presenças activas nas triagens de mercadorias, o uso destes utilíssimos locotractores, que apesar dos seus quarenta anos de carreira, continuam a beneficiar dos seus baixos custos de operação e relativa fiabilidade. Apesar da idade desaconselhar investimentos em grandes operações de manutenção, a CP opta por manter a política de passar em revisão geral os locotractores ainda necessários para o serviço, assegurando-lhes mais alguns anos de vida.
Apesar de já haver algumas unidades abatidas ao serviço comercial, é de esperar que esta série de locotractores se mantenha no activo durante bastante tempo, pelo menos até a CP encontrar um sucessor à altura.
Com a entrada de nova legislação da segurança ferroviária, estas locotractoras foram sendo progressivamente retiradas ao serviço, algumas das unidades foram adquiridas por outros operadores, para serviços auxiliares de manobra, tais como a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.






















FOTOS DE: Carlos Borralho e Fernando Martins
TEXTO DE: Wikipédia livre

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