14 de fevereiro de 2012

LOCOTRACTOR DIESEL CP SÉRIE 1000 (Gardner)

A Série 1000, igualmente denominada de Drewry, em referência à sua fabricante, refere-se a um tipo de locotractora utilizado pela companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. 
Estas unidades foram compradas, junto com outros tipos de material circulante, no âmbito do Plano de Reequipamento do governo português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida, devido à escassez de carvão; os fundos deste projecto foram retirados do Plano Marshall, uma iniciativa de apoio económico às nações europeias atingidas pela Segunda Guerra Mundial. O número de série que lhes foi atribuído, 1000, veio do facto de serem as primeiras unidades motoras a tracção a gasóleo da companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, cujo método de classificação de material motor foi alterado nesse ano para acomodar a entrada ao serviço das novas unidades; este novo esquema ditou que a numeração das locomotivas e locotractoras deveria ser ascendente, por ordem de compra e tipo de disposição dos rodados. 
De origem britânica, o seu propósito primitivo era efectuar manobras em zonas em construção. 
Fizeram serviço em Santa Apolónia e Campanhã e Barreiro. O tractor para o museu está pintado de verde, a sua cor original.

FOTOS DE: Fernando Martins e de outros autores desconhecidos peço a colaboração de todos os visitantes que forem detentores de fotos aqui mencionadas, para que se identifiquem para serem mencionados neste blog.
TEXTO DE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário