A Série 1300 é uma família de locomotivas, que esteve ao serviço da companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Em 1952, a companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses recebeu uma encomenda de doze locomotivas de tracção diesel-eléctrica, tendo sido fabricadas pela Whitcomb Locomotive Company. Estas unidades, de cabina central, e com um esquema de rodados A1A-A1A, eram do modelo 104DE2, com os números de série de fábrica 61156 a 61167. Cada capot tinha um motor de 6 cilindros em linha conjuntamente com toda a maquinaria associada. O equipamento eléctrico foi fornecido pela Westinghouse Electric Corporation.
Estas locomotivas, adquiridas em 1952 à "The Whitcomb Locomotives Works", destinavam-se aos serviços das Linhas da Beira Baixa, e Oeste, locais onde existiam algumas restrições de peso por eixo. Nesta altura a CP dispunha já de 17 locomotivas Alco adquiridas entre 1948 e 1952 que efectuavam serviço na Linha do Norte. As 1300 também andaram na Linha de Sintra até à sua electrificação (1957). Atingiam uma velocidade máxima de 120 km/h (para a época, era uma velocidade elevadíssima, tendo em conta que a tracção era predominantemente a vapor).
Foram abatidas ao serviço em 1987. Das 12 unidades apenas a 1311 está preservada, em exposição no Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento). Devido ao estado em que se encontrava, esta unidade foi a mais difícil de remodelar, tendo sido a última a ser terminada entre o grupo de locomotivas que foram expostas numa exposição comemorativa dos 50 anos da tracção a gasóleo em Portugal.
FOTOS: Diversos Autores
TEXTO DE: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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