17 de novembro de 2012

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1960: (Bombardier)


A Série 1960 (1961-1973), igualmente conhecida como Bombardeiras ex. MLW, em alusão à sua origem, é um tipo de locomotiva, ao serviço da empresa CP Caminhos de Ferro Portugueses em 1979.

Foram construídas pela Bombardier em 1979, tendo entrado ao serviço no mesmo ano. Após a sua introdução, passaram a ser as locomotivas mais potentes da frota dos Caminhos de Ferro Portugueses, destronando a Série 1800.

Adquiridas na Década de 1970 pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, antecessora da actual operadora Comboios de Portugal, entraram ao serviço, para rebocar composições de passageiros e mercadorias, no ano de 1979; eram, nesta altura, as mais potentes locomotivas daquela empresa. 
Esta Série é composta por 13 locomotivas de linha, do tipo MXS 627 da Bombardier, com a numeração de 1961 a 1973. Foram as mais compridas locomotivas ao serviço da CP. Podendo atingir uma velocidade máxima de 120 km/h.
Os rodados são de bitola ibérica, apresentando uma disposição Co' Co', as rodas, quando novas, têm um diâmetro de 1016 mm. O esforço de tracção, no arranque, é de 45000 kg ou 450 kN. O peso em ordem de marcha é de 121 toneladas.
Cada locomotiva dispõe de 6 motores de tracção, do tipo CGE-785 PA 1, de corrente contínua, fabricados pela General Electric. Também existe um motor a gasóleo em cada veículo, do tipo 251 E, fabricado pela American Locomotive Company.
Cada locomotiva conta, igualmente, com um alternador principal, do tipo GTA - 17 PC 1, fabricado pela General Electric. A transmissão é eléctrica.

Apesar da sua manutenção ser efectuada nas instalações do Grupo Oficinal do Barreiro, a sua área de operação cingiu-se, principalmente, às regiões Centro e Norte e Centro do país, como os serviços de mercadorias ao longo da Linha do Oeste até Lisboa, a composição internacional, com vagões da operadora Red Nacional de Ferrocarriles Espanoles, até à Pampilhosa, ou o transporte de automóveis de Setúbal para Vilar Formoso. Em termos de transporte de passageiros, assegurou, entre outras ligações, os serviços Regionais entre Vilar Formoso e Guarda.


FOTOS DE: Fernando Martins, Carlos Borralho
(e de outros autores identificados nas fotos).
http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1960/Barreiro/pix.html
TEXTO DE: Wikipédia a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_1960

LOCOMOTIVA DIESEL CP SÉRIE 1900: (Alsthom)


As séries 1901/1913 e 1931/1947 referem-se a um tipo de locomotivas de tracção diesel-eléctrica, ao serviço da operadora Comboios de Portugal.

A empresa dos Caminhos de Ferro Portugueses adquiriu as 13 locomotivas desta série em 1979, exclusivamente para rebocar as composições de transporte de Óleo combustível desde a Refinaria de Sines até à Central termoeléctrica do Carregado; com a sua grande potência e freio reostático, acreditava-se que poderiam ter mais facilidade a traccionar as pesadas composições de mercadorias no Ramal de Sines, que apresentava um duro perfil longitudinal.  Uma vez que se planeava a utilização de comboios-bloco nestes serviços, as locomotivas foram, desde o princípio, equipadas com engates automáticos de garra, do tipo americano.

Em 1994, data em que se encontravam quase terminadas as obras de electrificação do Ramal do Pego, previa-se que estas locomotivas deixariam de assegurar a tracção, em sistema de unidade múltipla, das composições de carvão entre o Porto de Sines e a Central termoeléctrica do Pego, sendo substituídas pelas locomotivas da Série 5600.

Esta série é composta por 13 locomotivas, que podem alcançar uma velocidade máxima de 100 quilómetros por hora. Podem circular em unidade dupla. Além de vários serviços de mercadorias, também rebocaram comboios de passageiros, como o serviço Sotavento, aonde substituíram, a partir de 1983, as locomotivas da Série 1800.
Passaram a efectuar o serviço de Intercidades entre os eixos de Barreiro Évora e Beja na Linha do Sul.



FOTOS DE: Fernando Martins, Carlos Borralho 
(e outros autores identificados nas fotos)
http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1900/Barreiro/pix.html
http://www.railfaneurope.net/pix/pt/diesel/1930/1931-1934/pix.html
http://www.flickr.com/people/69838920@N04/relationship/